sexta-feira, 14 de abril de 2017

Revolução Inglesa

O que é uma Revolução:

Revolução é uma palavra com origem no latim revolutione, que significa ato ou efeito de revolver ou revolucionar. Pode ter vários significados aplicados a várias áreas diferentes, podendo ser sinônimo de revolta ou de um movimento giratório.
Uma revolução é alteração violenta nas instituições políticas de uma nação, muitas vezes alcançadas através de uma rebelião ou motim. É uma mudança radical dentro de uma sociedade, que ocorre no contexto político, econômico, cultural e social, onde é estabelecida uma nova ordem, que é instituída pelas forças políticas e sociais vencedoras.
No sentido figurado, uma revolução pode ser o sinal de uma transformação profunda. Ex: Depois de ter sofrido uma parada cardíaca, o seu estilo de vida sofreu uma revolução.
No contexto da Astronomia, revolução está relacionado com o movimento de um determinado astro, mais concretamente o tempo que um astro demora a percorrer a sua órbita.
De acordo com a Geometria, uma revolução corresponde ao movimento suposto de um plano em volta de um dos seus lados, que cria um sólido.

No âmbito da Física, uma revolução remete para o movimento circular em torno de um eixo fixo, sendo que o objeto em questão volta ou passa pela sua posição inicial.

Segundo o Dicionário Houaiss a palavra revolução é datada do século XV e designa: "grande transformação, mudança sensível de qualquer natureza, seja de modo progressivo, contínuo, seja de maneira repentina"; "movimento de revolta contra um poder estabelecido, e que visa promover mudanças profundas nas instituições políticas, econômicas, culturais e morais".

Segundo ARENDT (1990: 34), a primeira vez que a palavra revolução foi adotada do ponto de vista político relaciona-se à estabilidade e à ordem política:
“Portanto, a palavra foi inicialmente usada não quando aquilo que denominamos revolução rebentou na Inglaterra, e Cromwell assumiu a primeira ditadura revolucionária, mas, ao contrário, em 1660, após a derrubada do Parlamento, e por ocasião da restauração da monarquia. Precisamente com o mesmo sentido, a palavra foi usada em 1688, quando os Stuarts foram expulsos e o poder real transferido para Guilherme e Maria. A Revolução Gloriosa, o acontecimento em que, muito paradoxalmente, o termo encontrou guarida definitiva na linguagem histórica e política, não foi entendida, de forma alguma, como uma revolução, mas como uma reintegração do poder monárquico à sua antiga glória e honradez”.
Fonte: (https://antoniozai.wordpress.com/2014/08/28/revolucao-genese-e-significado/) 
Fonte: (https://www.significados.com.br/revolucao/)

Fonte: (https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o)



 Revolução Inglesa

Representou a primeira manifestação de crise do sistema da época moderna, identificado com o absolutismo. O poder monárquico, severamente limitado, cedeu a maior parte de suas prerrogativas ao Parlamento e instaurou-se o regime parlamentarista que permanece até hoje. Revolução Inglesa ocorreu no século XVII, no ano de 1640. De acordo com alguns historiadores, esta insurreição é considerada a primeira revolução de caráter burguês realizada no ocidente.




Fonte(http://www.mundovestibular.com.br/articles/6500/1/A-Revolucao-Inglesa/Paacutegina1.html)

Fonte da imagem (http://monarquia-inglesa-1640.blogspot.com.br/)


Principais Revoluções ocorridas nas História:

Designação
Período
        País(es)

Revolução Inglesa
22 de agosto de 1642 – 3 de setembro de 1651

Reino Unido

Revolução Industrial
1760-1840 e 1870
Reino Unido

Revolução Americana
1765 – 1783
Estados Unidos

Revolução Francesa
1789 – 1799
França

Revolução Pernambucana

1817
Brasil

Revoluções de 1848 ou Primavera dos povos

1848
Alemanha, Áustria, França, Hungria, Itália

A Revolução de 1868 ou La Gloriosa

1868
Espanha

Revolução Mexicana
1910-1928
México

Revoluções de 1989 ou Queda do Comunismo

1989

Alemanha Oriental, Bulgária, Checoslováquia, 
Hungria, Polônia, Romênia.


Fonte(https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_revolu%C3%A7%C3%B5es)



O significado Histórico da Revolução Inglesa

O significado Histórico da Revolução Inglesa é o fim do Absolutismo, e o início de um Parlamentarismo. Início de uma liberdade econômica e política. Burguesia ganha mais poder, ou seja, fim do monopólio comercial. Primeiro marco na História mundial não vai ser mais o centro do poder. A Revolução Inglesa acontece no século XVII, então nesse período a Inglaterra passa pó alguns momentos transitórios já que características feudais ainda aconteciam na Inglaterra, principalmente com relação ao tratamento das terras ao plantio, e ao comércio, isso acaba se chamando de investimento comercial, e o capitalismo vai surgindo nessa época. A Elizabeth I que era a rainha do Tudor, filha do Henrique VIII, ela vai iniciar esse processo comercial investindo na Marinha Inglesa, ela investe, por exemplo, na questão da pirataria, entre outras coisas que vão fortalecer a Economia Inglesa na época.
Fonte(http://historiadomundo.uol.com.br/idade-moderna/revolucao-inglesa.htm)



A Revolução Gloriosa instaurou a Monarquia Constitucional, na qual o rei é chefe de estado (ou seja ele apenas representa o estado, mas não o gere). Na Inglaterra o Parlamento inglês era o chefe de governo (ou seja, é o real responsável pelo governo do pais).

Considerações Finais
A revolução inglesa representou a primeira manifestação de crise do Absolutismo, onde o poder monárquico foi severamente limitado, tendo sido obrigado a ceder suas prerrogativas ao Parlamento, ao passo que a burguesia crescia e passava a ter a hegemonia política pois governava através do regime parlamentar. Esse movimento revolucionário criou as condições necessárias para a Revolução Industrial do século XVIII, abrindo o caminho para a consolidação do capitalismo industrial. Foi considerada a primeira revolução burguesa da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário