quarta-feira, 18 de abril de 2018

Política




Conceito de Política, poder, estado e governo:  

Política: Para compreender melhor o significado da palavra política é preciso recorrer a uma definição de Aristóteles que afirma que o homem é um animal político (zoon politikon em grego). Por outro lado, o termo político vem de “polis” que significa cidade, lugar onde as pessoas convivem e expressam suas ideias e interesses.

Poder: É um termo que se originou a partir do latim possum, que significa “ser capaz de”, e é uma palavra que pode ser aplicada em diversas definições e áreas.
Segundo a sociologia, poder é a habilidade de impor a sua vontade sobre os outros, e existem diversos tipos de poder: o poder social, o poder econômico, o poder militar, o poder político, entre outros.
Alguns autores importantes que estudaram a questão de poder foram Michel Foucault, Max Weber, Pierre Bourdieu.

Estado: A palavra Estado, grafada com inicial maiúscula, é uma forma organizacional cujo significado é de natureza política. É uma entidade com poder soberano para governar um povo dentro de uma área territorial delimitada.

As funções tradicionais do Estado englobam três domínios: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário. Numa nação, o Estado desempenha funções políticas, sociais e econômicas.

Governo: Governo é a autoridade governante de uma nação ou unidade política, que tem como finalidade regrar e organizar a sociedade. O tamanho do governo vai variar de acordo com o tamanho do Estado, podendo ser ele local, regional e nacional.

As formas de governo no Brasil





Brasil é uma república federativa constitucional presidencialista, de forma adotada em 1889. O Estado brasileiro está organizado em três Poderes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. O Chefe do Poder Executivo (que acumula as funções de chefe de Estado e chefe de Governo) é o Presidente da República.

O Brasil (República Federativa do Brasil) é um país que possui três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), que atuam de forma independentes. Neste modelo republicano de governo, cada um dos poderes possui funções específicas, embora haja certo relacionamento entre eles.

Poder Executivo 
É o poder exercido pelo Presidente da República (em nível federal), governadores (em nível estadual) e prefeitos (em nível municipal).
Principais funções (atribuições):
 - Administrar o governo.
 - Representar o Brasil no exterior (no caso do presidente).
 - Sancionar leis feitas e aprovadas pelo poder legislativo.
 - Governadores e prefeitos tomam decisões sobre construção de escolas, hospitais, creches e outros itens públicos relevantes.

Poder Legislativo
 É o poder exército por senadores e deputados federais (em nível federal), deputados distritais (no Distrito Federal), deputados estaduais (em nível estadual) e vereadores (em nível municipal).
Principais funções (atribuições):
 - Fazer a fiscalização das medidas e ações tomadas pelo poder executivo.
 - Criar e aprovar leis em benefício da população.
- Aprovar leis, através de votações, feitas pelo poder executivo.

 Poder Judiciário
 É o poder exercido por magistrados nas diversas instâncias da Justiça. Portanto, é o poder responsável por administrar a justiça no país, possibilitando o cumprimento das leis.
- Fazer a fiscalização dos poderes Executivo e Legislativo, garantindo, principalmente, o cumprimento da Constituição.
 - Aplicar e garantir o cumprimento das leis.
- Garantir o respeito aos direitos coletivos e individuais.




Questões 



1-Quando fica evidente o uso do analfabeto político pelos detentores do poder?
R-> Quando o indivíduo se torna ou continua cada vez mais alienado e despolitizado. E, com isto, tudo que acontece em relação a política lhe é indiferente. Para os políticos a melhor forma de se manipular pois o indivíduo não irá se impor contra tal atitude de governo.
2- Qual deveria ser a postura ética ideal?
R- A busca por conhecimento.
3- Existem jovens nas condição de analfabeto político atualmente?
R- Infelizmente, muitos jovens se veem despreparados e confusos para certas responsabilidades como no ato de votar. Muitos se dizem não se importar com a política pelo simples Fato de não gostarem dos políticos ou por não verem soluções para o fim da corrupção que nos aflige. O que lhes falta é saber discernir política pública de política partidária. Pois a política não está apenas relacionada na hora de escolher representantes para governar e sim em nosso dia a dia.
4-Comente como podemos reverter esse quadro?
R- O problema não está nos políticos do pais, mas na ignorância do povo. Como citado no poema, o pior analfabeto é o analfabeto político, ou seja, o pior cidadão é aquele que não se importa com a política. Aquele que nem participa, que prefere se fingir de surdo quando o assunto é política. Porém, ele não sabe que o custo de vida dele em geral dependem de decisões políticas. Ele se sente o cara por dizer que não gosta de política que por mais que ele queira se manter longe do " circo político" a política influencia constantemente nossas vidas. Não fazemos política apenas no ato de votar mas sim frequentemente em nosso cotidiano. Pior mesmo é quando do analfabeto político surge o ignorante político que diz " política e religião não se discutem". E com isto, vivenciamos uma sociedade afundada em trevas de ignorância e intolerância. A ignorância leva ao poder políticos tralhas, corruptos, manipuladores, ditadores, egoístas e corporações. Devemos nos politizar cada vez mais buscando conhecimento usando redes sociais para o bem e não somente para compartilhar ou testar coisas fúteis e inúteis. As escolas deveriam implantar na grade escolar uma aula sobre politicagem bem como nas aulas de reflexões como sociologia e filosofia cujo objetivo é formar o carácter humano.
5- Relate a participação do jovem de sua comunidade na política.
R- Durante o levantamento de dados observamos que 75% dos alunos da E.E. Dr. João Leite de Barros, 3° A, não se interessam por questões políticas.




Referências

https://www.significados.com.br
https://tetznerdiversao.wordpress.com/politica/
https://teiaderenda.wordpress.com/2016/05/13/o-analfabeto-politico/
https://www.youtube.com/watch?v=90N6xRU58Vo
https://www.suapesquisa.com/pesquisa/tres_poderes.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário